quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ritmos e Ciclos Femininos





"Esteja atento a todos os ritmos e veja como o seu se encaixa.
 Se você se sente bem, você se torna a música e se torna uma celebração da vida". 
Jamie Sams



Todas nós  temos nossos períodos de introspecção, de ficar quietinha na concha, só observando e nos nutrindo. Temos períodos em que somos expansivas, faladeiras, até briguentas, há outros ainda em que estamos um tiquin chatas, lânguidas, dengosas, meio gatas... temos também aqueles períodos em que nos sentimos meninas super poderosas, as três em uma só, poderosonas, pode vir qualquer batalha, somos a perfeita Boudicca... Mas afinal, quem somos? Somos tudo isso, e muito mais. Somos os nossos sonhos, nossos sentimentos, sejam eles quais forem, somos a nossa terra, nosso Sangue Sagrado de todo mês, somos a Mãe Terra e a Vovó Lua, somos nossas Ancestrais.

Para entender tudo isso, ou pelo menos vislumbrar uma luzinha de entendimento, temos que sentir, sentir como estamos, respeitar nossos sentimentos, saber deles e honrá-los. Não existe sentimento ruim... tudo tem um para que...para que serve, qual a lição ou entendimento...Lógico que há momentos em que sentimos tanta raiva ou ficamos tão bravas que não conseguimos e nem queremos pensar nesses " para ques".... Nessas horas, é  apenas saudável viver e sentir, somente... esse já é o para que.... já serviu, já nos trouxe a sensação. 
Sinto essa falta ou dificuldade nas meninas de hoje em dia, falta o sentir... sentir é saber algo de forma mais profunda, é saber lá no íntimo, no profundo de nossos ovários. E é disso que vamos falar. 

Hoje em dia se perdeu muito da tradição feminina de honrar suas Ancestrais e assim honrar a si mesma e seu legado, de honrar a Lua e seus ciclos e assim honrar nossos sentimentos e nosso ciclos menstruais, em honrar a Terra e sua abundância e fertilidade  e  assim honrar nosso corpo, nosso poder de gerar, nosso poder de curar. 


A menstruação é o símbolo poder feminino, menstruar 
significa estar pulsando junto com a Terra, significa que carregamos em nosso corpo todas as fases da lua, o poder da vida -morte- renascimento. Menstruação é vida,  é o ciclo da vida. Menstruar nos fortalece. É o momento de nos centrarmos em nós mesmas, nos conectarmos com nossa alma, receber insights, sentir como estamos dançando a dança da vida.  As Antigas Tendas da Lua serviam para isso, as mulheres iam para essas tendas quando entravam em seus períodos de menstruação, era um momento de descanso, um período para se renovar e renovar a Terra, ofertando a ela o sangue menstrual. 
Período de sentar em círculo com as outras mulheres e compartilhar conhecimento, de se ter visões de águia, de receber ensinamentos, profecias, de estar mais perto das Sábias Avós. 
Os Círculos de Mulheres, movimento mundial, está retomando , trazendo de volta a nossa memória essa sabedoria ancestral, o compartilhar de experiências, a coragem e a humildade de se ver na face da outra,  a sabedoria de que mulheres juntas são poderosas sim, que se dão bem sim, que somos uma irmandade ou irmandarte forte, ancoradas no amor, que podemos juntas nos curar e curar aos outros, que podemos ter beleza e leveza em nossas vidas, porque somos leves e belas, somos mulheres de verdade, no mais profundo rubro e rosa da palavra. 


 Para terminar mais um trecho do Livro Tenda da Lua da Jamie Sams:


"O verdadeiro sentido dessa conexão ficou perdido em nosso mundo moderno. Na minha opinião, muitos dos problemas que as mulheres enfrentam, relacionados aos órgãos sexuais, poderiam ser aliviados se elas voltassem a respeitar a necessidade de retiro e de religação com a sua verdadeira Mãe e Avó, que vêm a ser respectivamente a Terra e a Lua. As mulheres honram o seu Caminho Sagrado quando se dão conta do conhecimento intuitivo inerente a sua natureza receptiva. Ao confiar nos ciclos dos seus corpos e permitir que as sensações venham à tona dentro deles, as mulheres vêm sendo videntes e oráculos de suas tribos há séculos. As mulheres precisam aprender a amar, compreender, e, desta forma, curar umas às outras. Cada uma delas pode penetrar no silêncio do próprio coração para que lhe seja revelada a beleza do recolhimento e da receptividade".


Bjks Coloridas
Chris


Círculos de Mulheres na Cirandda da Lua
Informações: www.ciranddadalua.com.br
Tels: 11. 2645-1237  ou 11. 2645-1236
email: ciranddadalua@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe suas pérolas...